Remessa Conforme e as Taxas do AliExpress. Quais as dicas?
Fazer compras pela internet e importar produtos para o Brasil se tornou o assunto do momento. Isso porque o Governo implantou esse sistema de importação que obriga o consumidor a pagar, no ato da compra, valores que variam de 17% até 92% do valor da compra, somente de impostos extras.
Diante de tudo isso, eu produzi um vídeo no Youtube (Tem COMO COMPRAR SEM TAXA no AliExpress? E no ebay, Amazon, Tiendamia) e este artigo dando dicas valiosas relacionadas.
Pesquisa e Escolha do Produto: Comece pesquisando o produto desejado em sites de comércio eletrônico internacionais, como Amazon, eBay, AliExpress ou lojas online específicas. Leia avaliações de produtos e verifique a reputação dos vendedores.
Cálculo de Custos: Além do preço do produto, considere outros custos, como frete internacional,
seguro, taxas alfandegárias e impostos. Calculadoras online de importação podem ajudar a estimar esses custos, porém citarei alguns exemplos abaixo:
Se o produto custa menos de 50USD, em torno de 250 reais em cotações atuais.
O imposto extra será: ICMS, valor de produto mais 17%.
Ex.: Produto custa 200 reais com frete incluso. Você pagará 200+ 17%x200 = 234
Edit: Há um estudo para aplicar uma taxa de 28%, ficando 17%+28% em produtos abaixo de 50 dólares. Informado via site do Governo em outubro de 2023.
Se o produto custa mais de 50USD, em torno de 250 reais em cotações atuais.
O imposto extra será: ICMS + 60%, valor de produto resultará em média 77%-92% (dependendo de outros fatores).
Ex.: Produto custa 500 reais com frete incluso. Você pagará 500+ 92%x500 = 960
Escolha da Modalidade de Entrega: Decida o método de envio para o Brasil, como frete comum, frete expresso ou courier. Cada opção tem prazos de entrega e custos diferentes.
Preenchimento de Documentos: Dependendo do valor do produto e da modalidade de entrega, você pode precisar preencher documentos alfandegários, como a Declaração de Importação (DI) ou a Declaração Simplificada de Importação (DSI). No AliExpress apenas dados de endereço e CPF são necessários.
Pagamento de Impostos e Taxas: Produtos importados estão sujeitos a impostos e taxas, como o Imposto de Importação, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). O valor dessas taxas varia de acordo com o tipo de produto e seu valor, e geralmente é pago no momento da entrega. Se por algum motivo as taxas não forem cobradas no ato, observe através do rastreio do produto se consta “Aguardando pagamento” para continuar na remessa.
Acompanhamento e Rastreamento: Acompanhe o envio do seu pacote para saber quando ele chegará ao Brasil e onde está durante o transporte.
Pelo aplicativo Android ou iOS dos Correios ou no site oficial!
Recebimento e Desembaraço Aduaneiro: Quando o pacote chegar ao Brasil, ele passará pelo processo de desembaraço aduaneiro, que pode levar algum tempo, dependendo da carga e da alfândega. Você pode ser solicitado a fornecer documentação adicional. A promessa é que com o Remessa Conforme tudo seja agilizado.
Entrega no Destino: Após a liberação pela alfândega, o pacote será entregue no endereço que você forneceu.
Lembre-se de que as regras e regulamentos de importação podem mudar ao longo do tempo, e as taxas e impostos variam de acordo com o tipo de produto e seu valor. É importante pesquisar as regras e regulamentos atuais e considerar todos os custos envolvidos antes de realizar uma compra internacional. Além disso, fique atento à legislação e aos limites de isenção de impostos em compras no exterior, que podem mudar ao longo do tempo. É aconselhável consultar a Receita Federal do Brasil e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para obter informações atualizadas sobre importações.
Mais informações
Site OFICIAL com panfleto informativo