HUB Matter M1 Zemismart – O futuro dos HUBS Matter
O Facilitador da Casa Inteligente: Matter
Com certeza você já se deparou com a palavrinha “compatibilidade” ao escolher um produto de Casa Inteligente, como luzes, interruptores, etc. Mas calma, inventaram o Matter, que deixa tudo isso mais facilitado. E além disso, o Hub Matter facilita ainda mais…
O Que é o Matter?
O Matter é um protocolo que facilita a integração de produtos de Casa Inteligente em várias plataformas. Ao adicionar um produto na plataforma Tuya, por exemplo, é possível compartilhá-lo na Alexa ou no Google, sem precisar adicionar habilidades extras. Basta copiar o código ou ler o QR Code. Isso é muito prático!
Ao pesquisar um produto de Casa Inteligente, fique atento à inscrição “Matter”. Isso significa que o produto tem uma maior facilidade de integração em plataformas de Casa Inteligente. Pode ser que você pague um pouco mais por isso, mas vale a pena pelo benefício de compatibilidade que vai atingir.
O Hub Matter Zemismart M1
O Matter facilita tudo isso. Ele permite que tudo que estiver conectado no Hub Zigbee seja compartilhado em outras plataformas. Basta ler o QR Code dele e adicioná-lo em outras plataformas. Isso torna as integrações de Casa Inteligente muito mais fáceis.
O Hub Matter é um dos pioneiros do segmento e possui compatibilidade com o protocolo Zigbee. O Zigbee ampliou as possibilidades, permitindo que muitos produtos Wi-Fi fossem substituídos, evitando sobrecarregar o roteador. Mesmo assim, ainda é preciso se preocupar com o fabricante, modelo do Hub e aplicativo utilizado.
Como Funciona o Hub Matter
Ao adquirir o Hub Matter, você encontrará na caixa um cabo de rede que precisa ser conectado diretamente no roteador. Além disso, ele vem com um plug para fazer o reset. Uma fonte de 5V 1A já é suficiente para alimentá-lo.
Para fazer as integrações, basta abrir o aplicativo daui e adicionar o novo dispositivo. Em seguida, é possível fazer as integrações dentro dele. É bem simples e prático.
No meu teste, adicionei o Hub Matter em diferentes plataformas, como o Google Home e o Smart Things. Funcionou muito bem em ambos os casos. No entanto, tive problemas ao adicionar na Alexa. Mesmo assim, é possível utilizar tudo do Hub Metter na Alexa através da habilidade Tuia.
Adicionando Produtos na Casa Inteligente
Para mostrar como é prático e rápido, adicionei dois produtos de Casa Inteligente no Hub Matter. O primeiro foi um sensor de vazamento de água. Sempre que ele detecta água, emite um alerta. É possível criar automações interessantes com isso. O segundo produto foi uma tomada inteligente. Basta conectá-la na energia e pressionar o botão de pareamento.
A detecção dos produtos é muito rápida. Criei uma cena em que, ao detectar água, a tomada é ligada. Funcionou perfeitamente. A velocidade e a eficiência do Hub Matter me impressionaram bastante.
Conclusão
O Hub Matter M1 ainda é inovador e pode apresentar incompatibilidades com certos produtos e plataformas, como a Alexa. No entanto, tenho certeza de que essas questões serão resolvidas em breve com atualizações de firmware. Recomendo a compra do Hub Matter devido à sua compatibilidade com o protocolo Zigbee e pela facilidade de transportar tudo para outras plataformas através do Matter.